



Elas eram importantes para a igreja, mas a contenda entre elas podia colocar tudo a perder.
A solução encontrada por Paulo foi chamar a atenção das duas e pedir também a outras pessoas que as auxiliassem nessa empreitada pela paz, pois ali, na igreja de Filipos, não havia lugar para disputas e fofocas.
Mas isso não aconteceu só naquele tempo, tampouco naquele lugar. Há muitas Evódias e Síntiques na atualidade, que estão disputando atenções e, em vez de ajudar, estão atrapalhando a Obra de Deus.
O apóstolo Paulo não menciona o motivo da discórdia, mas é o que menos importa quando temos diante de nós um objetivo maior, que é ser usado por Deus.
A Bíblia não comenta o que aconteceu depois com essas duas mulheres, provavelmente devem ter deixado as desavenças de lado e se uniram não só para cortar a raiz das discórdias e falatórios, mas para também servir de lição para muitos de nós hoje em dia.
O que podemos aprender com elas
- Às vezes olhamos para alguém que está na mesma batalha com a gente não como aliado, mas como adversário. E na ânsia de ter mais destaque, acabamos atrapalhando a Obra de Deus;
- Ao vermos alguém em discórdia, que possamos orar e ajudar a resolver os problemas que porventura existirem;
- Não devemos fomentar comentários e sim cortar o mal pela raiz logo que essa erva daninha começar a brotar.
Ah, se todas as jovens de Deus pudessem enxergar a formosura que Deus ve quando olha na direcao de suas filhas... Veriam as pedras preciosas que se tornaram tesouro particular do Senhor. Veriam as rosas mais excepcionais que inspiraram os perfumes mais preciosos e de particular gosto do Senhor. Veriam a realização dos sonhos mais puros do Rei. Veriam um dos motivos mais sinceros para esclarecer o amor. Veriam com clareza o motivo da complexidade de uma beleza rara. Veriam por que ela tem o direito de ser filha de Deus, veria por que ela é uma princesa real, que não precisa de príncipe encantado, pois para si o Rei dos reis a formou.
Lamentável ver que muitas jovens deixam de ser preciosas para ter a glória do terror. Triste ver que por um segundo de emocao, muitas jovens deixam de lado a salvação. Ah, se todas essas jovens compreendessem como são queridas pelo nosso Senhor Jesus! Ah, Senhor, abra os nossos olhos para vermo-nos como somos aos seus olhos!
Na fé.